Prevenção às drogas começa em casa

Prevenção às drogas começa em casa

Sabemos que provavelmente você já leu ou ouviu este título acima em algum lugar, mas a gente precisa continuar batendo nessa tecla: a prevenção às drogas começa em casa.  Sabe por quê? Enquanto o assunto ‘drogas’ ainda é tratado como tabu por muitas pessoas, é cada vez maior o número de adolescentes e jovens adultos que utilizam alguma substância química.

Por que é importante?

“O que os pais dizem e fazem têm uma grande influência no futuro de seus filhos. Os pais são o modelo mais importante na formação de um indivíduo, por isso eles devem sempre dar atenção e carinho, mostrar bons exemplos, ter hábitos saudáveis, participar das atividades dos filhos e conversarem com eles através de uma comunicação clara e sincera”, explica a psicóloga especialista em dependência química Sonia Regina Solano Paes Breda, da Clínica Terapêutica Viva.

Como falar sobre drogas?

O diálogo é imprescindível para a prevenção às drogas. Como já falamos no post Pais Devem Orientar os Filhos desde Pequenos, a família não deve ter medo de falar e, sim, buscar se informar para poder orientar o filho da melhor forma possível.

Além de estudar sobre o assunto, os pais devem buscar o momento ideal para falar com o filho, de forma calma e adequada à sua idade, sobre as drogas, possíveis consequências e lembrá-lo de que ele não precisa usar drogas para ser aceito pelos colegas.

Deixe um comentário

Precisa de Ajuda? Chame agora!