A Importância da Intervenção Familiar na Dependência Química

A Importância da Intervenção Familiar na Dependência Química

É comum a família não saber ao certo como ou quando agir em relação à dependência química de um ente querido. Porém, a intervenção da família é muito importante, pois pode salvar a vida do dependente químico. A intervenção familiar ocorre através de um profissional da área de psicologia, que traz para a família orientações sobre a dependência química. Desde o que são as drogas, quais os motivos que podem levar o envolvimento com elas, até como aprender a lidar com o dependente químico.

Mas qual a melhor maneira de explicar para um dependente químico que ele precisa de tratamento? A família deve sempre buscar um diálogo franco e aberto com o dependente, apresentando para ele as consequências de seus atos e o que pode ocorrer se a pessoa não buscar ajuda profissional vencer a dependência, sendo esta a única forma de alcançar uma recuperação.

Procurar um especialista para a intervenção é importante para estar bem preparado para este momento. É muito comum que a família ache que a dependência química é por falta de caráter ou coisas do tipo, o que não é correto.

Deixe um comentário

Precisa de Ajuda? Chame agora!