Você sabe como parar de usar drogas?

Você sabe como parar de usar drogas?

Ter um vício em drogas pode fazer com que a recuperação pareça impossível, mas não importa como as coisas chegaram a esse ponto, você pode vencer o vício com perseverança e paciência. Comece definindo suas razões para parar, isso ajudará a manter-se forte durante o processo. Depois, trace um plano e conte com a ajuda de grupos de apoio e terapeutas para lidar com a abstinência e começar a viver uma vida livre de drogas.

Estabeleça um objetivo para parar. Para vencer a dependência química, é necessário um objetivo. Talvez não seja possível fazer tudo de uma só vez, mas ter uma meta ajuda a saber quais serão seus próximos passos.
Faça uma lista dos efeitos prejudiciais do vício. Escrever uma lista específica de como a droga afeta negativamente a sua vida pode ser o impulso que você precisa para mudar de comportamento. Em vez de descrever o efeito da dependência de um modo geral (“Isso está destruindo minha vida” ou “Estou desperdiçando meu potencial”), escreva como sua vida individual mudou desde que você começou a consumir. Ver todas essas coisas listadas em um papel pode ser estarrecedor, mas ter essa lista em mãos será de grande ajuda quando os passos mais difíceis forem tomados.
Escreva como você se sente fisicamente. Você saberá que é dependente se sentir sintomas de abstinência quando tentar parar de usar a substância. Esses sintomas são o oposto de como a droga faz você se sentir quando está sob o efeito dela. Por exemplo, você se sente energizado quando está drogado, então se sentirá extremamente cansado e atordoado em abstinência; se você sente felicidade e relaxamento com a droga, sentirá ansiedade intensa e agitação quando estiver sem. É possível também que sinta náusea quando parar, por isso precisa usar sempre para se sentir normal.
Avalie se está negligenciando responsabilidades. Um dependente pode abandonar responsabilidades como ir à escola, trabalho, ficar com a família e outras tarefas como lavar roupas, fazer serviços domésticos, manutenção do carro, pagar contas, etc.. Quando uma pessoa está viciada, a vida passa a girar em torno de consumir a droga, recuperar-se dos efeitos e consumir mais. O vício não é uso recreativo ou experimental, é uma compulsão que precisa de intervenção para que acabe.
Pense se tem visto amigos e familiares recentemente. Você pode estar afastado deles por influência do uso, ou por sentir os efeitos da abstinência e simplesmente não estar a fim de ver ninguém. Esse comportamento pode confundir pessoas queridas, que se perguntam por onde você anda ou por que tem agido estranhamente.
Admita se está roubando ou mentindo, especialmente para pessoas próximas como amigos e familiares. Não é raro para um dependente químico roubar objetos de valor ou dinheiro para pagar a próxima dose. O vício afeta o corpo e também prejudica o raciocínio, a ponto de o dependente considerar a opção de roubar.
Tente lembrar-se da última vez em que praticou um hobby. Você pode ter aberto mão de hobbies e outros interesses porque usar a droga está em primeiro lugar. Pense em dedicar o mesmo tempo que usa para consumir a droga em hobbies e outros interesses (coisas como alpinismo, dança, colecionar selos, fotografia, tocar um instrumento, aprender outro idioma, etc.).
Seja honesto sobre os impactos disso em sua vida. Você continua a usá-la mesmo com todos os problemas que ela vem causando na escola, trabalho, com a lei, família, relacionamentos e saúde? Para a maioria das pessoas, ser preso seria tão chocante que forçaria a reconsiderar os rumos da própria vida, mas para um dependente químico essas consequências são esquecidas assim que a fissura aparece.
Faça uma lista de seus objetivos. Anote as metas que quer alcançar. Podem ser coisas pequenas, como tomar banho todos os dias ou fazer refeições adequadas diariamente, mas também podem ser objetivos maiores como conseguir um emprego ou ir ao dentista.
10 Evite os lugares e pessoas associados ao uso de drogas ou bebida. Não visite os lugares aonde você costumava ir para conseguir ou consumir a droga. Não se envolva com as pessoas que lhe faziam companhia no vício.

Deixe um comentário

Precisa de Ajuda? Chame agora!