Tratamento Involuntário

O Tratamento involuntário é solicitado, normalmente, pelos familiares que tem alguma pessoa na qual o uso compulsivo de drogas e álcool se tornou incontrolável.

É a que ocorre sem o consentimento do paciente e a pedido da família. Geralmente, são os familiares que solicitam a internação do paciente. A lei determina que, nesses casos, os responsáveis técnicos do estabelicimento de saúde têm prazo de 72 horas para informar ao ministério público sobre a intervenção e os motivos dela e evitando a possibilidade de cárcere privado.

A decisão familiar a favor do tratamento involuntário é um gesto de solidariedade e amor para com o ente acometido pela doença da dependência química ou pelo alcoolismo. Uma decisão feita em prol da vida que, quanto antes for assumida, menos danos serão causados, tanto os danos materiais, mas principalmente os danos à saúde física e psíquica do dependente ou alcoolista. Conforme o uso progride pior vai ficando o dependente químico, e mais ele se torna involuntário e inconsequente para com seus atos.

Quando é necessário internar involuntariamente?

Quando, em virtude de sua doença, o comportamento do dependente químico coloca em risco a sua integridade e a de terceiros. A internação involuntária muitas vezes é necessária e deve ser encarada como uma grande oportunidade de tratamento de uma doença.

A  Internação Involuntária é ilegal?

Não, desde que seja feita em ambiente hospitalar autorizado pela RDC 50/Hospital.

Por que Tratamento Involuntário?

A tolerância adquirida com o uso de substâncias faz com que a necessidade aumente, cada vez mais droga é necessária para se ter a mesma recompensa (prazer). Este efeito subverte as outras vontades tornando o tratamento involuntário o único caminho nos casos mais graves.

Durante esse processo, o dependente químico não mais discerne sobre o que está fazendo e tem sua capacidade de planejamento futuro e responsabilidades afetadas devido a alterações no lobo pré-frontal (vias dopaminérgicas), além de afetar a forma como emoções são percebidas, sentidas, pelos dependente químico.

Esse quadro é uma doença que muitas vezes faz a pessoa usar drogas sem parar e esse uso contínuo não permite a recuperação neurológica e cognitiva do dependente, logo o tratamento involuntário é uma opção.

Amar uma pessoa é desejar o melhor para ela o tratamento involuntário é ajudar quem precisa de ajuda e desejar o melhor. Amar não é ser complacente com uma vontade disfuncional, mas sim o resgate da vida de quem se ama. Muitas famílias venceram os receios de ir contra a vontade do dependente químico. Ao notar que não havia outra forma, buscaram ajuda para recuperar o ente querido desta doença que afeta toda dinâmica familiar.

O respeito pela vida sempre vem em primeiro lugar, portanto a remoção do paciente deve ser feita da forma mais humana possível, com uma equipe preparada para lidar com a remoção de maneira humana e profissional, minimizando os riscos envolvidos. Isso ajuda no tratamento involuntário, pois o paciente precisa ser respeitado para que o acolhimento psicológico seja bem recebido pelo paciente

Nesse momento, é preciso respeitar o paciente. É preciso que ele se sinta protegido, emocional e psicologicamente bem recebido.

Nossa equipe tem por objetivo acolher o residente com carinho e respeito dentro do centro de tratamento além de conscientizá-lo do amor, dedicação e cuidados dos familiares envolvidos no tratamento involuntário.

A partir desse momento, elaboraremos um plano terapêutico que atenda às necessidades individuais do paciente no tratamento involuntário.

Durante o tratamento, provavelmente, esse plano será revisto pois, conforme o paciente melhora, suas verdadeiras necessidades e desejos vão ficando mais claros para o paciente.

Emergência 24h

Fale conosco agora mesmo, estamos prontos para lhe atender.
Precisa de Ajuda? Chame agora!