Etapas do Tratamento

A dependência química é uma doença crônica que afeta diversas áreas da vida do indivíduo, o atingindo em uma dimensão biopsicossocial.

Assista o vídeo explicativo:

O tratamento possui 3 fases em alas diferentes:

A 1º fase é estabelecida no Hospital onde o paciente passa por um período de desintoxicação, adaptação e avaliação multidisciplinar.
Nesta fase o medico avalia a saúde física do paciente, colhe exames, estabiliza a área física e havendo necessidade é feito uso de medicação para amenizar a síndrome da abstinência aguda e em alguns casos o medico clinico solicita de imediato a avaliação do nosso medico psiquiátrico para identificar comorbidades ou psicopatologias desenvolvidas com o uso de substancias psicoativas.

Na 2º fase, o tratamento é baseado em conscientização.
Depois da estabilização física e mental do paciente ele é encaminhado para ala A ou B da clinica onde acontece todo o cronograma do tratamento como iremos demonstrar abaixo.

Na 3° fase o tratamento é baseado na reinserção social.

Todas as etapas deste tratamento respeitam os critérios da RDC 29 e RDC50

1. Da prática da espiritualidade sem a imposição de crenças religiosas;
2. Ambiente residencial saudável, protegido técnica e eticamente, com características de relações familiares, livre de drogas, violência e de práticas sexuais, temporariamente neste último caso;
3. Convivência entre os pares, participando ativamente na vida e nas atividades da instituição
4. Critérios de admissão, permanência e alta definida com o conhecimento antecipado por parte do dependente químico candidato e de seus familiares ou responsável;
5. Aceitação e participação ativa no Programa Terapêutico definido e oferecido pela instituição, tanto pelo dependente como por seus familiares;
6. Utilização do trabalho como um valor educativo e terapêutico no processo de tratamento na instituição, na recuperação, reinserção e reintegração social do dependente;
7. Proibição de castigos físicos e psicológicos*;
8. Acompanhamento pós-tratamento por no mínimo 01 (um) ano;

A 1º etapa: Processo de triagem.

A 1- Etapa da triagem é feita pela equipe de acolhimento/Assistência social que traçarão um perfil com dados fundamentais do paciente para o acolhimento no qual deverá firmar sua ciência e aceitação para a efetivação da mesma.

2- Fase de acolhimento nesta etapa, o paciente será apresentado para a equipe, conhecerá o hospital, o Cronograma de Atividades, todos os companheiros e atividades do dia-a-dia do hospital. Terá como referência um residente que já está engajado no programa (chamado de padrinho), que o auxiliará na adaptação e esclarecimento de dúvidas quanto ao programa, atividades e comunicação com a equipe.

3- Fase de avaliação.
Nesta faze o paciente faz exames laboratoriais (hemograma, HIV, Hepatites, sífilis, toxicológicos e exames específicos em nosso hospital).

 

Na 2º etapa

Etapa onde o tratamento é baseado em conscientização: tem como objetivos auxiliar o paciente ter consciência dos seus atos, informação, conhecimento, treinamento de habilidades sociais e emocionais e de apoio, para aprender a lidar com os estímulos sociais, apreender uma nova maneira de viver com qualidade de vida através da estratégia propostas pelo Programa. O paciente tem a possibilidade de desenvolver um projeto de vida saudável, que terá impacto positivo ao retornar para sua família e para a sociedade, com as mudanças dos comportamentos, pensamentos e sentimentos; através do autogerenciamento na questão de higiene individual e coletiva, seja no trabalho e no lazer, na percepção dos mecanismos e dispositivos de defesa e de desvio, adquiridos no processo de comprometimento da dependência química e/ou alcoólica ou na vivência de rua – através dos grupos, atendimentos individuais, aconselhamentos, ferramentas e outros recursos obtidos no tratamento oferecido por uma equipe multidisciplinar.

. A etapa de conscientização é feita través dos seguintes projetos:

Atendimentos em grupo por psicólogos e ou terapêutico:

É um campo teórico-prático da psicologia que visa o estabelecimento de interações entre todos os participantes do grupo, possibilitando o compartilhamento das experiências e reflexões sobre seus pensamentos e comportamentos. À medida que a vinculação dos participantes vai se efetivando, as relações interpessoais e as atitudes dos indivíduos frente às situações vivenciadas e discutidas no setting terapêutico vão sendo modificadas, viabilizando mudanças em outros contextos da vida.

A riqueza e diversidade de elementos trazidos à tona, nas histórias individuais, passam a ser objeto de identificação e questionamento para os outros participantes, que aprendem recursos e habilidades para lidar com seus problemas de forma ampliada. Assim o próprio grupo é dispositivo de mudança, pois estão lá com o mesmo objetivo, mas com experiências diferenciadas, que podem ser acolhidas e acolher no contato e vínculo com o outro. É fundamental que os indivíduos tenham em mente que o espaço terapêutico é um lugar seguro e que todas as questões abordadas são mantidas em sigilo.

Atendimento individual psicológico e terapêutico:

Trata-se de um método profundo baseado na fala, que busca elementos inconscientes significantes e auxilia na tomada de consciência, fazendo com que as pessoas tenham maior conhecimento sobre elas mesmas e tenham poder sobre suas próprias vidas e escolhas.

Atendimento individual terapeuta cuidadores:

O Terapeuta cuidador é um cargo destinado a dependentes químicos em recuperação a mais de dois anos e com captação em dependência química. Este profissional tem como objetivo falar e compreender como igual as dificuldade e comportamentos do acolhido, já que uma vez passou pelas mesmas dificuldades e sentimentos. Neste atendimento o acolhido traz suas necessidades e dificuldades, trata seu comportamento destrutivo e aprende com o profissional, que passou as mesmas dificuldades, uma nova maneira de viver.
Este profissional também é o elo entre ao paciente e seu familiares em relação as necessidades básicas.

Atendimento individual assistente social:

Esse atendimento analisa e intervêm na realidade social do paciente necessitado, e de acordo com suas necessidades, define estratégias de intervenção social para a situação problema apresentado.
Tem como objetivo amparar pessoas que de alguma forma não tem acesso à cidadania, ajudando-os a resolver problemas ligados a documentos, educação, habitação, emprego, saúde entre outros.

Atendimento individual psiquiátrico

A psiquiatria é uma especialidade da medicina que tem como finalidade o diagnóstico, tratamento, prevenção e reabilitação dos mais variados distúrbios mentais, sejam eles de origem orgânica ou funcional. Como a depressão, esquizofrenia, transtorno bipolar entre outros.

Atendimento individual equipe de enfermagem

O atendimento está pautado na assistência primária básica de enfermagem, tendo por objetivo principal a atuação na promoção da saúde, do bem-estar e da melhora da qualidade de vida dos pacientes.

Reuniões com temáticas e grupos de 12 passos

O programa de Doze Passos é um programa criado nos Estados Unidos em 1935 por Bill W. e Dr. Bob S., inicialmente para o tratamento do alcoolismo e mais tarde estendido para praticamente todos os tipos de dependência química e compulsões. É a estratégia central da grande maioria dos grupos de mútua-ajuda para seus tratamentos.
Os grupos reúnem-se regularmente para discutir seus problemas, compartilhar suas vitórias e apoio mútuo. Uma das características mais amplamente conhecidas do programa é a tradição de, nas reuniões, os membros se apresentarem pelo primeiro nome e admitirem sua dificuldade (alcoolismo, adicção…).
Através dos 12 passos o acolhido aprende uma nova maneira de viver.

Reuniões de T.R.E – Terapia Racional e Emotiva:

Terapia Racional Emotiva Comportamental é uma forma de tratamento em psicoterapia que está relacionada as terapias cognitiva-comportamentail (TCC).
Ela parte do princípio de que não são as situações da vida do indivíduo, que geram desordens emocionais e comportamentais, mas sim a forma como a situação é interpretada pelo sujeito.
Ela é caracterizada como uma abordagem ativa, diretiva e com o foco na situação apresentada pelo indivíduo naquele momento.
O psicoterapeuta e o paciente trabalham juntos de forma ativa, com o foco no aqui e agora, ou seja, nas situações do tempo presente e não no passado.
O principal objetivo é de que a pessoa tenha crenças mais racionais, ou seja, ideias mais flexíveis e menos objetivas.

Reuniões de P.P.R – Plano de Prevenção a Recaída

O processo de recaída leva os dependentes químicos a sentir dor e desconforto sem o uso de drogas.
Esta dor os impede de viver normalmente sem a droga e/ou álcool, acreditando que voltar ao uso não pode ser pior que a dor de continuar sóbrio.
As reuniões de PPR identificam estes sintomas e permitem que os pacientes os corrijam antes que fiquem fora de controle, evitando possíveis recaídas.

Reuniões de T.C.C – Terapia Cognitiva e Comportamental

A Terapia Cognitiva Comportamental, também conhecida por TCC, é uma abordagem considerada diretiva, breve (se comparada a outros tipos de abordagem) e focada no problema atual do paciente. A Terapia Cognitivo Comportamental, em sua base, nos explica que o que nos afetam emocionalmente não são os acontecimentos e eventos que acontecem em nossas vidas, e sim a maneira como os interpretamos e lidamos com eles.
Em um primeiro momento, após explicarem ao terapeuta quais são as suas demandas e o que os levaram até à psicoterapia, através de testes comportamentais, os pacientes irão identificar, escrever e treinar, até compreenderem em sua totalidade as diferenças entre pensamentos e sentimentos.
Assim, através do processo terapêutico, entenderemos que é possível identificar que esses pensamentos não condizem com a verdade.
E que ser chamado atenção por um erro, é uma possibilidade de melhoria e de um entendimento mais amplo sobre aquilo que nos propusemos a fazer, seja no âmbito pessoal ou profissional.
Sendo assim, ao analisarem as suas próprias experiências, os acolhidos chegam à conclusão de como surgem esses pensamentos (como eles foram aprendidos), o que ele estava fazendo quando teve o pensamento automático (quais foram os gatilhos para que aquele pensamento surgisse) e como se sentiu ao ter esses pensamentos.

Reunião de Sentimentos

Esta reunião tem por objetivo, fazer com que o residente partilhe os sentimentos identificados no decorrer do dia, ocasião em que eles encontram a liberdade para dividir suas emoções com os colegas. O passo é muito importante, já que ao falarem do que estão sentindo e no que pensam, eles escutam a própria voz e passam a se reconhecer. A partir dessa vivência, é possível refletir sobre tudo e, através da experiência partilhada, reconhecer pontos em comum. Muito além de uma oportunidade de desabafar, se conquistam união e novos laços, que serão fundamentais em cada passo do tratamento.

Atividade de promoção do autocuidado e de sociabilidade.

Tem como objetivo primordial dar significado ou resignificar as funções do trabalho para os acolhidos do Programa. Sejam essas funções exercidas através de cuidados pessoais, lúdicos, tarefas, cuidado e manutenção das instalações da área da ala A e B visando a capacidade física de cada residente na realização o trabalho, auxiliando no desenvolvimento de:
• Hábitos pessoais: Pontualidade, comprometimento no tratamento, cuidados pessoais (higiene para com eles e sues pertences).
• Hábitos de trabalho: Responsabilidade, persistência, responsabilidade perante os outros, frequência.
• Relações de trabalho: Comportamentos adequados e inadequados, problemas com autoridade, cooperação e competição com companheiros de trabalho, aceitação de elogios e de críticas, capacidades interpessoais e de comunicação, assertividade, agressividade e passividade;
• Auto – administração: Tolerância e capacidade de lidar com desaprovação e críticas, não ser aceito pelos demais, tolerância com frustração, lidar com tensões e exigências vinculadas com o trabalho e habilidade com liderança.
• Ética: observar sua ética em relação ao trabalho e pessoas, aprender a autoconfiança e ter acima de tudo ensinar através do exemplo.
A Atividade de promoção do autocuidado e de sociabilidade é uma das abordagens mais importantes no tratamento através dela a equipe multidisciplinar é capaz de corrigir e orientar cada acolhido mostrando a ele uma nova maneira de lidar com ele e com outros, auxiliando a manter vínculos saudáveis, pessoais e profissionais.
Ressaltamos que as atividades propostas são importantes e significativas e visão facilitar a sua reinserção social.

 

Vídeo Terapia

Filmes Temáticos com fundo educacional, emocional que ajuda o acolhido navegar em seus sentimentos, construir comportamentos melhores e se relacionar com seus pensamentos de maneira diferente, para que possa viver a vida que deseja.

Dinâmicas

Dinâmica de grupo é uma forma alternativa de trabalhar os fatores predisponentes de proteção e de risco. Com ela, é possível trabalhar os assuntos ou demandas que estão presentes e que são difíceis de lidar. Numa dinâmica de grupo para dependentes químicos o assunto que é trabalhado é a dependência.

 

 

Espiritualidade

Tem objetivo, uma espiritualidade ecumênica capaz proporcionar o acolhido a vivenciar a experiência de estabelecer uma nova maneira de compreender o Poder Superior da forma como cada um concebe;
Praticar a fé, a caridade, a esperança, amor próprio e para com os outros.
Proporcionar aos usuários a experiência da prece e da meditação, melhorando sempre o contato consciente com seu Poder Superior;

 

Atividades esportivas

A atividade física pode auxiliar de forma contundente no tratamento para a dependência química, pois sem as substâncias psicoativas no organismo, o dependente precisa suprir a falta desta, e nada melhor do que a prática da atividade física que é uma ação que gera sensação de prazer, bem-estar físico e mental, possibilitando ainda ao indivíduo reiniciar um ciclo de amizades saudáveis, tendo sempre em mente a manutenção de sua sobriedade. O sucesso desta mudança poderá ser observado no decorrer do tempo à medida que a pessoa estruturar um novo estilo de vida, integrando a mudança em nível de missão e valores.
A atividade física trabalha diretamente no treinamento do autocontrole, onde o individuo irá aprender a se controlar (sem ajuda externa) em situações extremas e difíceis do tratamento e da vida diária, a fim de evitar reações psicofísicas exageradas e comportamento social inadequado e agressivo.
Temos uma academia completa, quadra de futebol e vôlei de areia e um octodromo para práticas de lutas marciais.

Atividades recreativas:

A atividade recreativa além de descontrair ela tem como função a sociabilidade.
Possuímos área de lazer com piscina, quadra de futebol e vôlei de areia, ping pong, jogos lúdicos, salas de filmes, sala de jogos eletrônicos.

Atividades de oficinas:

A Oficina tem a sua atuação voltada para o campo da atividade humana, contemplando ações essenciais relativas ao autocuidado, lazer, dança, cultura, educação e trabalho. A oficina tem como objetivo possibilitar a expressão, promover reflexão sobre a história de vida e problemática do uso e abuso de álcool e outras drogas, buscando reinventar o cotidiano dos usuários através das atividades terapêuticas indicadas para cada caso.
A aplicação destas oficinas quinzenais são de responsabilidade de convidados voluntários, que diversificam as atividades levando conhecimento ao acolhido todo tipo de cultura, proporcionando a criatividade e experimentando praticas ainda não conhecidas.

 

Na 3° etapa

Nesta Etapa é estabelecido o processo de reinserção social do paciente onde o mesmo começa ir para casa aos finais de semana e sendo avaliado pela equipe técnica ate sua alta. Nesse processo o paciente vive uma nova maneira de viver num novo convívio social.
A família tem fator importante na recuperação do dependente químico, sendo corresponsável pela reinserção social.
Esse processo tem como objetivo na orientação aos acolhidos, antes e durante o retorno definitivo à sociedade, trazendo para equipe multidisciplinar suas dificuldades e recebendo orientações para lidar consigo mesmo e com a sociedade.
Orientações:
– relembrando ferramentas adquiridas durante o tratamento, para lidarem com a abstinência, crises e situações provocadas pelo uso e abuso de álcool e outras drogas e/ou vivência de rua;
– enfrentamento de como lidar com diversas situações, pessoas e ambientes de risco, ganhando autonomia, responsabilidade, habilidades e vínculos eficazes e saudáveis, capazes de auxiliar na manutenção da abstinência e da sobriedade;
– Vivenciarem um novo estilo de vida que resgate sua vida social como ir para grupos de ajuda-mútua, lazer, cultura, visitas familiares etc.
Preparar metas de curto/médio e longo prazo para seu futuro, planejamentos de pós tratamento.

Abordagem familiar

A Fundação Penteado tem como uma das suas prioridades o atendimento familiar.
Este trabalho procura mostrar uma alternativa de Orientação Familiar, que tem por objetivo acrescentar conhecimento aos familiares, orientando sobre condutas mais adequadas para a família, obtendo ganhos tanto para os familiares, bem como para a recuperação dos dependentes.
O trabalho é desenvolvido através de atendimentos individual presencial ou por vídeo conferencia, encaminhamento para grupo de ajuda ou para profissional especifico, entre outras necessidades de cada familiar e sua demanda.
A família também é orientada nas visitas, em etapa de reinserção social e na alta.
A família tem contato telefônico junto a equipe multidisciplinar em horários determinados para informação da evolução do acolhido.
Temos uma linha de transmissão diária com os familiares dos acolhidos onde disparamos informações gerais da instituição bem como quais reuniões estão sendo aplicadas, alimentos do dia, aquisições de materiais, eventos, e tudo que seja relevante.

Emergência 24h

Fale conosco agora mesmo, estamos prontos para lhe atender.
Precisa de Ajuda? Chame agora!