Como lidar com marido dependente químico?

Como lidar com marido dependente químico?

Lidar com um marido dependente químico é a realidade de muitas mulheres atualmente.  Sabemos que isso não é uma tarefa fácil, especialmente quando não se tem o amparo necessário.

Por isso muitas vezes a maior indicação é a ajuda profissional, pois o dependente químico pode ter todo o cuidado necessário, contando principalmente com pessoas que o ajudem a todo momento.

Confira algumas dicas para saber como lidar com um marido dependente dentro de casa:

Evite fazer comparações

Alguns familiares costumam comparar o dependente com outra pessoa, o que faz com que ele assuma um comportamento agressivo. A comparação não irá ajudar no processo. Ela irá apenas causar danos, por isso evite agir assim.

Conversar é importante

Quando um dependente tem o seu vício descoberto pela família, ele é muito criticado e muitas vezes punido por isso. Ter essas atitudes farão com que ele fique ainda mais revoltado, o que dificulta o processo de recuperação. Converse e ofereça ajuda.

Não aceite a violência

Infelizmente é comum que um marido dependente seja violento. Por isso a maioria das mulheres sofre tanto com essa situação. Por mais que você ame a pessoa, não aceite ser vítima de violência.

Tenha uma conversa séria com o dependente assim que ele estiver sóbrio. Explique que, se prestar queixa, ele poderá ser preso e que isso não ajudará em sua recuperação.  Aconselhe-o a buscar atendimento especializado em locais como a Liberdade Vida Prime.

Não faça acordos

É comum encontrar os familiares acobertando o vício e oferecendo acordos (“apenas use uma vez por dia”, por exemplo). Isso é um grande erro. Pessoas com dependência não conseguem se controlar. Se não forem tratadas, continuarão a alimentar seu vício cada vez mais.

Por mais que você ame seu marido, a procura de um profissional ou de uma clínica especializada em tratamentos para dependentes químicos é essencial para o processo de reabilitação dele.

Não deixe de conferir os serviços oferecidos pela Liberdade Vida Prime, que tanto auxilia as mulheres em sua luta pela reconstrução de sua família para que todos voltem a ser felizes novamente e livres do vício.

Deixe um comentário

Precisa de Ajuda? Chame agora!